sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sucesso Profissional

Encontro muita gente descontente e desanimada com o clima depressivo que existe em muitos meios profissionais.
Este clima, criado pelo ambiente de competitividade que existe nos ambientes profissionais ou pelo descontentamento que os trabalhadores, leva a que trabalhar não seja um prazer.Eu considero que a origem deste descontentamento provem dos trabalhadores não se sentirem valorizados nos seus trabalhos, porque não são devidamente recompensados por isso, ou simplesmente não são elogiados e valorizados pelas suas chefias.

Ora, nós passamos maioria do nosso tempo a trabalhar, por isso torna-se mandatário para a nossa felicidade termos um óptimo ambiente de trabalho e sentirmo-nos completos com a tarefa que desempenhamos.
Quando entrei para a minha empresa tive de optar por desenvolver um projecto que apesar de apelativo não representava aquilo que queria fazer para o resto da vida. Tinha como plano B integrar-me na empresa para mudar para um departamento que desempenha-se trabalho mais do meu âmbito.
Fiz uma promessa a mim mesmo que se no prazo de uma ano não conseguisse mudar não teria medo de mandar currículos e sair da empresa. Defini que a minha prioridade não podia consistir no comodismo de estar empregado mas sim em encontrar aquilo que realmente queria.
Esta ambição fez com que hoje possa dizer que faço o que gosto e me sinto plenamente satisfeito em o fazer.

Assim deixo-vos os concelhos:
  • Se não estão satisfeitos no vosso trabalho e têm a possibilidade de mudar de cargo façam tudo por tudo para o conseguirem. Ninguém o vai fazer por vós nem vos vai oferecer de bandeja, mas garanto-vos que se tentarem e fizerem por isso é muito provável que consigam.
  • Se estão a estudar naquele curso que não é bem o que queriam, sentem um bichinho que vos puxa para outro ramo e têm a possibilidade de mudar de curso façam-no. É agora ou nunca, e no final vão sentir que o investimento valeu bem a pena.
  • Se sentem que estão no curso que gostam mas estão desiludidos com os conteúdos, não desanimem, maioria dos cursos só trazem satisfação pessoal nos últimos anos, onde nos conseguimos especializar numa área, que até desconhecíamos.
  • Se sentem que estão onde pertencem mas que a vossa chefia ou equipa não funcionam adoptem um plano para que se possível as coisas melhorem. Reflictam sobre o que gostariam que mudasse no vosso meio profissional e tentem trabalhar os aspectos que estiverem ao vosso alcance. Colaboradores descontentes produzem maus resultados e reduzem a qualidade do seu trabalho. Aconselho um livro que foca estes aspectos, intitula-se "O método da Cenoura" e encontra-se em promoção na Bertrand.
  • Quanto aos aspectos que não podem controlar tentem apenas conviver com eles sem se consumirem muito com isso.

E muito importante: Desliguem tudo quando saírem do trabalho para poderem viver os tempos livres com uma mente sã :)

Lutem para fazerem o que gostam ;)

3 comentários:

  1. Estou a fazê-lo, uns dias melhores que outros mas nem sempre a balança é equilibrada, assim como a vida.

    Por aqui, luta-se.

    ResponderEliminar
  2. Se fosse fácil, não havia tanta gente frustrada,
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Pois, não é fácil, nada fácil. Apesar de pareçer pelo texto :) Mas temos de fazer por dar o melhor dos exemplos.
    bjocas

    ResponderEliminar