quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gestão de Energia

Ultimamente ando um pouco cansado fisicamente, por isso decidi tomar uma atitude.
Após analisar as razões que me levam a ficar com dor de cabeça no final de um dia, ou a não ter sempre aquele animo e ambição que me acompanha, conclui que estava a dar demasiado de mim.
Conclui que gasto muita energia infrutiferamente com excesso de dedicação no emprego, em pequenas preocupações e num bom desempenho.


Solução? reflecti em todas as acções e assuntos que podia ignorar e não dedicar importância, sem que isso me prejudicasse de alguma maneira.

Foi então que conclui.. a chave para pouparmos energia é adoptarmos uma postura "egoísta", i.e. dedicarmos apenas energia e empenho nas coisas que nos interessam e queremos manter, como a família, relações, o nosso trabalho, etc. Tudo o resto deve ser evitado, como reagir a provocações, dialogar com quem sabemos que não quer ouvir, ou dar importância a pequenos problemas.

Se nos dedicarmos a aspectos sem interesse estamos a magnificar a sua importância e acabamos por nos preocupar desnecessariamente.
Não nos podemos consumir com o que não interessa, temos de nos dedicar ao que realmente é importante, e relaxar. Não devemos consumir recursos nem investir no que virmos que não merece.

O Nosso recurso é energia, poupem-na e desfrutem de uma vida mais saudável ;)

3 comentários:

  1. Acabamos por ser selectivos para o nosso próprio bem. É dar o melhor, para estar no nosso melhor :)

    ResponderEliminar
  2. bem pensado! vou pensar duas vezes quando tento explicar algo a quem não quer entender! **

    ResponderEliminar
  3. Soube-me bem ler isto,
    há quem não mereça,
    bjo

    ResponderEliminar