quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gestão de Energia

Ultimamente ando um pouco cansado fisicamente, por isso decidi tomar uma atitude.
Após analisar as razões que me levam a ficar com dor de cabeça no final de um dia, ou a não ter sempre aquele animo e ambição que me acompanha, conclui que estava a dar demasiado de mim.
Conclui que gasto muita energia infrutiferamente com excesso de dedicação no emprego, em pequenas preocupações e num bom desempenho.


Solução? reflecti em todas as acções e assuntos que podia ignorar e não dedicar importância, sem que isso me prejudicasse de alguma maneira.

Foi então que conclui.. a chave para pouparmos energia é adoptarmos uma postura "egoísta", i.e. dedicarmos apenas energia e empenho nas coisas que nos interessam e queremos manter, como a família, relações, o nosso trabalho, etc. Tudo o resto deve ser evitado, como reagir a provocações, dialogar com quem sabemos que não quer ouvir, ou dar importância a pequenos problemas.

Se nos dedicarmos a aspectos sem interesse estamos a magnificar a sua importância e acabamos por nos preocupar desnecessariamente.
Não nos podemos consumir com o que não interessa, temos de nos dedicar ao que realmente é importante, e relaxar. Não devemos consumir recursos nem investir no que virmos que não merece.

O Nosso recurso é energia, poupem-na e desfrutem de uma vida mais saudável ;)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apreciar a Liberdade

Um grande motivo para podermos sorrir todos os dias é a liberdade que felizmente temos e todo o conforto que ela nos fornece.
Lembro-me de quando era pequeno perguntar à minha mãe para me contar como foi antes do 25 de Abril. Ela disse-me que apesar de não ter sentido na pele opressão toda a gente sabia os limites do que podia fazer, e para eu apreciar o bom que é viver nesta sociedade.
Estatisticamente estamos na elite do mundo. Considero que viver na Europa é um luxo e privilégio que devemos valorizar face a tanta desordem que vemos pelo mundo.
Pergunto-me como teria sido o regime fascista nos dias de hoje, com o tamanho poder de comunicação que a Internet nos fornece.

Peço-vos que reflictam na sorte que temos vendo este poderoso vídeo de um povo que exige o direito à liberdade.


80 milhões de pessoas sem Internet e comunicações.
Espero que um dia o mundo esteja livre de regimes opressores.
Força Egipto!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem Corre por Gosto não Cansa

Já tiveram aquela sensação quando estão de férias, fazem trinta por uma linha e nunca se sentem de rastos? quando fazem algo que gostam, que em condições normais acabava por produzir cansaço, mas que simplesmente vos trás energia?

É a sensação de pilha duracel, e acontece quando estamos a fazer algo que gostamos. Aquilo que fazemos por prazer fazemos com afinco e sem esforço.

É como se a pressão de fazer algo que tem de ser feito mas não nos trás felicidade nos dissipasse energia, e dissipa! A arte de conseguirmos guardar essa energia para nós quando estamos a desempenhar tais tarefas faz com que no fim tenhamos vida para dar e vender.

Sugestão do dia: quando estiverem a fazer algo que não vos trás prazer, como tarefas de arrumação, estudo chato, ou trabalho burocrático, guardem toda essa energia que tende a escapar pela obrigação. Como? Há muitos métodos.
Eu uso um interessante: Cantem ou optem por traulitar uma música para vocês mesmo (não é por acaso que os trolhas assobiam as reais melodias enquanto trabalham). Adicionalmente disparatem comicamente com qualquer coisa, é divertido e expulsa todas as espécies de tensão que possam ter armazenada. E voilá!

Se suportarem bem o amargo o doce sabe melhor :)